Lula: mundo precisa lidar com aquecimento global
O mundo precisa lidar com a "gravíssima ameaça" que representa o aquecimento global. O pedido foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura da Conferência da FAO - a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentção - em Roma. Ele lamentou que alguns países se recusem a assumir compromissos e metas de redução de emissão de dióxido de carbono.

"É mais fácil pôr a culpa nos outros do que fazer as mudanças necessárias, que ferem interesses estabelecidos. Assim, parece que nos últimos tempos, as vozes dos que clamam por uma redução nas emissões de dióxido de carbono estão ficando mais fracas", disse.

"É lamentável. Não podemos ser irresponsáveis com o futuro dos nossos filhos e netos, com o futuro do planeta. O mundo não pode continuar queimando combustíveis fósseis ao ritmo atual", completou.

Lula citou uma pesquisa feita no Brasil comparando emissões de dióxido de carbono em um carro movido a etanol e outro movido a gasolina. Segundo ele, o carro movido a gasolina emite oito vezes e meia mais dióxido de carbono do que o veículo a etanol.

"Na comparação do diesel com o biodiesel, constatamos que o caminhão movido com combustível fóssil emitiu 5,3 vezes mais dióxido de carbono do que aquele movido a biodiesel".


Ao defender o etanol, Lula lembrou que esse combustível, que vem da cana-de-açúcar, durante a fase de crescimento também é responsável pelo seqüestro de grande quantidade de dióxido de carbono.

"O etanol não é apenas um combustível limpo. É também um combustível que limpa o planeta enquanto está sendo produzido", disse.


Ele anunciou para as Nações Unidas que em novembro fará, em São Paulo, a Conferência Internacional de Biocombustíveis, quando serão chamados especialistas e cientistas para um debate técnico sobre o assunto.

Data: 04/06/2008
Fonte: Agência Brasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha