Japão compra cota ucraniana de emissão de gases estufa
O Japão acertou hoje com a Ucrânia a compra de sua cota de emissão de gases causadores do efeito estufa, através de um memorando assinado pelos dois países em Kiev, informaram fontes oficiais na capital da Ucrânia.

O memorando bilateral sobre a aplicação da Convenção da ONU para Mudanças Climáticas e o Protocolo de Kioto foi assinado pelo ministro de Proteção do Meio Ambiente ucraniano, Gueorgui Filipchuk, e o embaixador japonês em Kiev, Mutsuo Mabuchi.

Os detalhes da transação, incluindo o volume de gases que foram adquiridos pelo Japão e o preço, serão tratados mais adiante.

O Japão já assinou um memorando com a Hungria para comprar sua cota de emissões e negocia acordos similares com outros países do Leste Europeu, como com a Polônia e a República Tcheca.

Já o ministro ucraniano afirmou que seu país tem "um bom potencial para comercializar cotas." "A Ucrânia está disposta a reduzir suas emissões de CO2 em 18 milhões de toneladas ao ano", disse o ministro, segundo informações da agência ucraniana "Interfax".

Filipchuk também afirmou que a Ucrânia já assinou protocolos para a aplicação dos mecanismos previstos pelo Protocolo de Kioto com o Canadá, França e Holanda, e negocia a assinatura de outros com a Alemanha, Espanha e Áustria.

Data: 15/07/2008
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha