Tempestade
A tempestade "Bertha", que perdeu força hoje em seu avanço pelas águas do Atlântico Norte, mantém ventos máximos sustentados de 95 quilômetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões americano (NHC, em inglês).

Os meteorologistas do NHC, com sede em Miami, disseram no boletim das 12h (horário de Brasília) que "são esperadas poucas mudanças na intensidade dos ventos de ''Bertha'' nas próximas 48 horas".

Naquela hora, o olho de "Bertha" estava perto da latitude 34,2 graus norte e da longitude 58,4 graus oeste, a 630 quilômetros a este-nordeste das Bermudas e a 1.460 quilômetros a sul-sudoeste do cabo de Terranova.

A tempestade tropical se movia em direção ao este-sudeste, a cerca de 17 quilômetros por hora, e está prevista "uma mudança de direção para o nordeste amanhã, com um aumento de sua velocidade de translação".

"Bertha" se formou em 3 de julho e, quatro dias depois, virou um furacão de categoria 3 na escala de intensidade Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5.

Dias depois, "Bertha" foi rebaixada a tempestade e na segunda-feira atingiu as Bermudas com temporais e ventos de 110 quilômetros por hora que deixaram 4 mil casas sem energia elétrica.

Durante a temporada atlântica de 2008, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, já se formaram duas tempestades tropicais: "Arthur" e "Bertha".

Os meteorologistas previram que a temporada será "ligeiramente mais ativa" que o normal, com a formação de entre seis e nove furacões e de 12 a 16 tempestades tropicais.
Data: 17/07/2008
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha