Em SP, consumo de água deste inverno está próximo a meses de verão
O consumo de água neste inverno está próximo do registrado em meses de verão, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O superintendente de produção de água da empresa, Hélio Castro, explicou que as temperaturas mais altas em julho levaram a um maior consumo na região metropolitana de São Paulo.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas em julho ficaram acima da média do mês – a máxima foi de 24,2º C, contra a média de 22º C. O tempo seco – a capital teve o julho mais seco em 65 anos – também influencia no consumo de água.

Neste mês, segundo a Sabesp, foram consumidos 65.540 litros de água por segundo na região metropolitana – acima dos 63.700 litros em julho do ano passado. O volume se equipara ao consumo de meses quentes como dezembro (65.310 litros por segundo) e janeiro (64.810 litros), mas fica abaixo do registrado em fevereiro (66.300 litros). Hélio Castro ressalva que, em janeiro, devido às férias, muitos paulistanos deixam a capital.



Nível confortável
As represas da região metropolitana baixam entre 0,2% e 0,3% ao dia em julho, índice considerado normal pela Sabesp. Apesar da falta de chuvas no mês, os reservatórios estão em uma situação considerada “confortável”. Em média, a capacidade de armazenamento está acima do nível verificado em julho do ano passado. Um possível racionamento de água é descartado até outubro, quando começa o período de chuvas, segundo Hélio Castro.

A partir deste mês, a situação será acompanhada pela Sabesp. A possibilidade de restrição ocorreria apenas no caso de poucas chuvas. Hélio Castro explica que os atuais níveis dos reservatórios se devem às chuvas do início do ano. “Neste ano, tivemos bastante chuva no verão, o que permitiu recuperação de volume (dos reservatórios) e permite passar os próximos meses sem grandes problemas, sem prejuízo do abastecimento”, disse ele.

Para se ter uma idéia, o armazenamento sistema Cantareira, que abastece cerca de 50% da população da região metropolitana, está atualmente mais de 15% acima do registrado no ano passado. Hoje, o armazenamento é de 61,3% da capacidade, contra 44% em julho de 2007.



Uso consciente
Entretanto, apesar da garantia de abastecimento, a Sabesp alerta para a necessidade do uso consciente da água. “Apesar de a gente dizer que a situação é confortável, é importante que usem a água de forma racional, sem desperdício”, diz Hélio Castro.

O superintendente da Sabesp orienta a população a não usar mangueira para lavar calçadas ou garagem. Na hora de escovar os dentes ou fazer a barba, a torneira não deve ficar aberta. Os banhos não devem ser longos. “Quando se considera 19 milhões de moradores da região metropolitana de São Paulo, o volume (que se poupa) é muito significativo. Neste período de estiagem, é importante estar consciente do consumo.”
Data: 06/08/2008
Fonte: G1



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha