Prevenir ainda é a melhor opção
Frutas e verduras bem lavadas; legumes, de preferência, bem cozidos. Para hidratar, muita água mineral, água de coco e sucos de frutas. A receita - que poderia fazer parte de qualquer dieta saudável - também é indicada para todos aqueles que pretendem, através da alimentação, buscar a prevenção dos males do verão. A dica é da nutricionista do Setor de Lípides da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Liliana Bricarello. "Os vírus e as bactérias estão presentes durante o ano todo, mas atacam principalmente aqueles que têm uma alimentação desequilibrada", explica.

O abuso na exposição ao sol, ambientes com ar-condicionado e as mudanças bruscas de temperatura abalam as defesas do organismo e acabam favorecendo infecções, viroses, gripes e resfriados. Por esse motivo, a nutricionista também enfatiza a importância da ingestão de alimentos ricos em vitamina C. "Laranja, limão e abacaxi são frutas muito indicadas. Também é bom evitar o consumo de frituras. Na praia, milho verde sem manteiga e picolés de fruta estão entre as opções mais saudáveis."

Liliana diz ainda que muitas pessoas adoecem nesta época porque acabam fazendo refeições em locais pouco confiáveis e deixando alimentos perecíveis fora da geladeira. "Sem falar no uso da água contaminada, desta forma, ter sempre à mão hipoclorito para tratar a água é a melhor solução."
Data: 16/01/2006
Fonte: AcquaVip



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha