ECOLUNA – MP-PR propõe ação contra olarias clandestinas por danos ao meio ambiente
A Promotoria de Justiça de Cândido de Abreu, na região central do Paraná, propôs ação civil pública contra seis empresas do ramo de olaria e quatro empresários por danos ao meio ambiente. Na ação, o Ministério Público relata a extração irregular de argila e produção de tijolos sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes.

Antes de ingressar com a medida judicial, o MP-PR havia tentado, de forma administrativa, a regularização dessas olarias e cerâmicas. Como isso não foi feito, conforme informações do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Promotoria apresentou a ação, em que requer da Justiça, liminarmente, a decretação de suspensão das atividades das empresas.

No julgamento do mérito, pede também a devida recuperação de todas as áreas que foram destruídas.

Mudanças Climáticas

Será realizado na próxima sexta-feira, em Salvador, no Bahia Hotel Palace, o Curso Aspectos Técnicos dos Inventários de Emissões de GEEs, Mitigação, Compensação e Mercado de Carbono. A promoção é do Instituto Ecoclima e o facilitador, Marcelo Theoto Rocha, pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da Universidade de São Paulo (USP) e sócio da Fábrica Éthica Brasil - Consultoria em Sustentabilidade.

A ele, AmbienteBrasil já fez Cinco perguntas sobre inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Para ter maiores informações sobre o curso, clique aqui.

Prêmio Chico Mendes

Seguem até o próximo dia 30 as inscrições para a sétima de edição do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, promovido anualmente pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de valorizar iniciativas de conservação dos recursos naturais da Amazônia que também contribuam para a melhoria da qualidade de vida de suas populações. Maiores informações podem ser obtidas no portal do MMA.

Agende-se

A Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade) realiza, de 9 a 11 de outubro, em Curitiba (PR), o VII Simpósio Nacional sobre Recuperação de Áreas Degradadas. Constitui o maior evento do gênero no Brasil e América Latina e tem atraído um público crescente do país e também do exterior.

A idéia de congregar especialistas objetiva um intercâmbio mais amplo de experiências, tecnologia, produtos e serviços para a relevante tarefa de recuperar ambientes degradados, avaliar seu estado da arte, bem como promover discussões que permitam avançar no desenvolvimento de modelos de recuperação ambiental, para as atividades de mineração, agricultura, pecuária, florestal, industrial, urbanização, além da construção de estradas e barragens. Maiores informações no site da entidade.
Data: 09/09/2008
Fonte: Ambiente Brasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha