Inundações de lagos subglaciais afetam geleira na Antártida
Um estudo de pesquisadores dos Estados Unidos irá ajudar a destrinchar qual é a contribuição da Antártida na elevação do nível do mar. A pesquisa, publicada na revista "Nature Geoscience", relaciona as cheias nos lagos subglaciais da geleira Byrd, no leste antártico, a um aumento de 10% na velocidade de escoamento dessa geleira.

Em 1950, descobriu-se o primeiro lago subglacial na Antártida. Mas foi somente há três anos que se percebeu que esses lagos sofriam inundações periódicas. "Quando ocorre uma inundação, muda-se o fluxo do gelo, aumentando assim a perda de massa do continente. Isso tem de ser entendido para podermos prever a futura contribuição da Antártida para o aumento do nível do mar", diz Helen Fricker, do Instituto de Oceanografia Scripps (EUA).

Ela não colaborou no estudo, mas publicou um artigo sobre a pesquisa nesta mesma edição da revista. As inundações verificadas ocorreram entre dezembro de 2005 e fevereiro de 2007. Durante o evento de 2005, a geleira Byrd descarregou cerca de 8% mais massa do que o normal. Agora, os lagos já estão estáveis novamente.

Sistemas interconectados - Os autores do trabalho, da Universidade do Maine e da Universidade de Washington, afirmam que dados de altimetria de satélites indicam que a água de alguns lagos subglaciais podem se mover rapidamente e por longas distâncias por meio de sistemas interconectados.

A ligação entre as inundações e os fluxos de gelo tem sérias implicações para equilíbrio do manto de gelo da Antártida, já que as cheias podem modificar a taxa de entrega de gelo sólido para o oceano Austral.
Data: 18/11/2008
Fonte: Folha Online



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha