Refrescantes e nutritivos, sucos são boa opção no verão
Nem tudo que é fruta vira suco. A romã, por exemplo, não vale a pena ser batida com água, pois suas sementes deixam a bebida amarga. Algumas outras, como a cereja, a lichia e a atemóia (uma "prima" da fruta-do-conde), rendem ótimos refrescos. É só aprender certos truques para facilitar o trabalho de remoção dos caroços.


"A lichia deve ser aberta com uma faca. Para que a semente saia com facilidade, dê uma leve espremida. Já a cereja e a atemóia são mais simples: basta pulsar três vezes no liquidificador para o caroço se soltar. Depois, é coar e bater de novo", ensina o dono do Bolado's, Benedito Salomão Cerqueira.


Mas se são realmente deliciosos, por que é difícil encontrar sucos feitos com essas frutas? "Elas são muito caras. Se eu cobrar R$ 8 ou R$ 10 por um suco, o cliente vai achar que é exploração", explica Cerqueira.


A solução é testar em casa mesmo. Frutas diferentes, como o melão caipira e o abacaxi chinês (um abacaxi-anão), rendem sucos com o sabor muito mais concentrado do que os frutos comuns. A exótica pitaya, muito utilizada no México, pode ser branca ou vermelha. Quem prefere sabor de raiz ou de terra vai gostar mais da vermelha, que rende um suco de uma cor muito atrativa. Os tradicionalistas vão preferir a branca, que resulta um suco com cara de milk-shake, mas menos consistente e com uma leve semelhança com a banana.


Responsável pela criação das mais diversas combinações, sejam elas com frutas, ervas ou especiarias, a chef Carole Crema dá algumas dicas preciosas. "Quem não gosta de colocar água no suco, pode misturar com outra fruta de maior teor de água, como melão, melancia, laranja ou abacaxi. Para deixar com uma temperatura bacana, coloque duas pedras de gelo", diz a chef, que ensina a receita de uma infusão para fazer em casa. "É para incrementar o suco de caixinha".

Data: 24/01/2006
Fonte: Folha OnLine



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha