Veneza é inundada; mar atinge nível mais alto em 22 anos
Grandes setores de Veneza foram inundados na segunda-feira (1°), com chuvas e ventos fortes, e o mar atingiu seu nível mais alto em 22 anos.

Os serviços de ferryboat e táxi aquático foram suspensos, e o prefeito de Veneza pediu à população que não saia de casa. Turistas e moradores tiveram dificuldade em deslocar-se pela cidade por passarelas elevadas.

O Centro Maree, que traça previsões sobre o nível das águas, disse que o nível do mar no Adriático subiu 1,56 metro, algo que não era visto desde 1986.

As enchentes deixaram as pessoas nas partes mais baixas da cidade, incluindo a praça São Marcos, uma das grandes atrações turísticas de Veneza, andando com a água na altura dos joelhos.

"O nível da água está excepcionalmente alto", teria declarado o prefeito Massimo Cacciari, segundo a agência de notícias Ansa. "Não saiam de casa, exceto em caso de necessidade."

Erguida sobre um grupo de ilhas pantanosas no século 5o e atravessada por canais, a cidade inteira sofre com enchentes periódicas causadas pelas marés altas.

O governo iniciou um projeto de vários bilhões de euros de construção de uma barreira contra as enchentes, para evitar que a elevação do nível do mar destrua a cidade.
Data: 02/12/2008
Fonte: Estadão Online



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha