EXCLUSIVO: Pesquisas estimulam os biocombustíveis na Bahia
Um acordo firmado esta semana entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Instituto Federal da Bahia (Ifba) vai promover e ajudar consolidar o Programa Estadual de Bioenergia da Bahia.

Uma das grandes dificuldades no estado para o desenvolvimento de ações voltadas aos biocombustíveis é a falta de mão-de-obra qualificada. Com a parceria, o Ifba vai oferecer o segundo curso técnico de nível médio em biocombustível do país, que vai funcionar em Porto Seguro (BA).

O acordo prevê ainda um projeto sobre o potencial da aplicação do lodo de esgoto da indústria de celulose na produção do girassol, que está em desenvolvimento, assim com uma usina piloto de produção de biodiesel de Irecê. Na unidade do Ifba em Porto Seguro deve ser instalada uma microdestilaria para produção de etanol, cachaça e açúcar.

O secretário de Ciência Tecnologia e Inovação da Bahia, Ildes Ferreira, tem boas perspectivas para o trabalho conjunto e afirma que o momento é importante para as pesquisas, que podem dar respostas rápidas aos problemas da sociedade.
Data: 11/02/2009
Fonte: Um acordo firmado esta semana entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Instituto Federal da Bahia (Ifba) vai promover e ajudar consolidar o Programa Estadual de Bioenergia da Bahia.



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha