EXCLUSIVO: Cartilha distribuída no Paraná vai auxiliar prefeituras na preservação dos recursos naturais
O projeto desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), em parceria com o Governo do Estado, dá orientações aos administradores municipais sobre preservação de recursos naturais e como tornar o uso da energia elétrica mais eficiente, economizando na conta de luz.

“Este é o primeiro ensaio que o Lactec faz para se aproximar à administração pública municipal, tanto na economia de energia quanto no setor de meio ambiente”, afirma o presidente do Instituto, Luiz Malucelli Neto.

Fazem parte desse material, temas como saneamento ambiental, destinação de resíduos sólidos, preservação de nascentes e mata ciliar, plano diretor, educação e licenciamento ambiental e eficientização energética para iluminação e prédios públicos. “Hoje nós temos um passivo ambiental muito grande. Problemas como lixo orgânico, lixo hospitalar, esgoto a céu aberto, são tratados na cartilha para que esses passivos sejam reduzidos”, avalia o presidente.

Técnicos do Lactec vão acompanhar de perto o trabalho nos municípios para auxiliar as secretarias municipais de meio ambiente. As fontes alternativas de energia são destaques no trabalho do órgão, que tem projetos avançados nesta área. “Oferecemos um estudo detalhado para que o município possa economizar até 40% em energia. Nós já trabalhamos em 400 cidades do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Amazonas”, explica Luiz Malucelli Neto.

O Lactec é um centro de pesquisa tecnológica, sem fins lucrativos, que contribui e promove o desenvolvimento econômico, científico e social, preservando e conservando o meio ambiente, através de soluções tecnológicas.

Data: 24/02/2009
Fonte: AmbienteBrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha