Convênio entre diversos órgãos prevê recuperação de áreas degradadas em cidade paranaense
O “Programa de Recuperação da Mata Ciliar e Reserva Legal”, implantado na última sexta-feira (03), em Londrina, no Paraná, tem como meta principal plantar um milhão de árvores em Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal, nos próximos cinco anos.

O investimento previsto é de R$300 mil, que serão destinados pelo Grupo Sonae, devido a uma medida compensatória. O governo do estado, parceiro do programa, vai subsidiar 40 mil mudas. As outras 960 mil serão de responsabilidade dos proprietários particulares, que terão como obrigação recuperar 20% das suas terras, de acordo com dados da secretaria estadual de meio ambiente. A promotora de justiça do Ministério Público Estadual, Solange Vicentin, destacou que a finalidade é estimular o respeito às leis ambientais.

A recuperação da mata ciliar dos principais ribeirões de Londrina e região é prioridade do programa, segundo informações da secretaria de meio ambiente. Estão previstas ações no Ribeirão dos Apertados, Jacutinga, Lindóia, Águas das Pedras, Cambezinho, Esperança e Três Bocas.

Além do Ministério Público e da Secretaria do Meio Ambiente, participam do projeto o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Suderhsa, Policia Ambiental Força Verde, Emater, Sanepar, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade do Norte do Paraná, Universidade Estadual de Londrina, ONG Patrulha das Águas, ONG Meio Ambiente Equilibrado, ONG Tudo Verde, Laboratório de Restauração de Ecossistemas, Sindicato Patronal dos Agricultores, Colégio Estadual Olímpia Tormenta, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Londrina e o Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Data: 07/04/2009
Fonte: Ambiente Brasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha