Plano nacional que ordena gestão da água até 2020 será votado na segunda
objetivo do plano é nortear as ações para o uso racional e sustentável da água no país até 2020.

Com o plano, o Brasil terá cumprido uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), segundo afirmou o secretário Nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, durante a 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente no fim do ano passado.

De acordo com o secretário, a ONU determinou aos países-membros que fizessem planos nacionais de recursos hídricos até 2005. "A gente trabalhou um calendário para aprová-lo em dezembro deste ano, o que não foi possível, mas, por solicitação do próprio conselho, está previsto para ser votado em janeiro".

A ONU orienta os países que reduzam pela metade, até 2015, a proporção de pessoas sem acesso à água potável e a elas assegure saneamento básico. O governo brasileiro também estabeleceu a Década Brasileira da Água, de 2005 a 2015.

Senra também explicou que o plano engloba metas de curto, médio e longo prazos, além de diretrizes e programas, como os de capacitação em tecnologia de reuso da água, de captação de água de chuva e de educação ambiental. No ano passado, ele contou que o Brasil concentra 12% das reservas mundiais de água doce. Desse total, 70% estão na Amazônia, onde vivem 5% da população brasileira.

O PNRH foi feito em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), CNRH, e a participação de cerca de sete mil pessoas. Ele será apresentado no México durante o 4° Fórum Mundial das Águas, que será realizado entre os dias 16 e 22 de março de 2006.

A ministra do Meio Ambiente e presidente do CNRH, Marina Silva, e o secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente (SRH/MMA) e João Bosco Senra estarão presentes no evento.
Data: 30/01/2006
Fonte: Folha OnLine



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha