Definida data para novo leilão de biodiesel
No próximo dia 26 será realizado o 14º leilão de biodiesel da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Serão adquiridos 340 milhões de litros de biocombustíveis. Com o objetivo de garantir o abastecimento do B3 - diesel mineral com 3% de biodiesel – os produtos deverão ser entregues de 1º de julho a 30 de setembro.

Serão duas etapas no leilão, a primeira com 80% do volume total, exclusivamente para produtores de biodiesel com Selo Combustível Social, a segunda parte será aberta a todos os produtores autorizados pela ANP e pela Receita Federal.

O chefe do departamento econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Cláudio Brisolara, ressalta que desde 2002 a federação trabalha e busca a implementação do programa de biocombustíveis.

Segundo ele, essa implementação foi lenta, “no passado preconizamos uma redução tributária mais forte, apoio mais forte do governo para incluir também médios e pequenos produtores”, diz. Na avaliação de Brisolara, se trabalhada adequadamente pode ser desenvolvida de forma sustentável.

O bicombustível e o biodiesel tem uma emissão muito menor e contribuição muito grande, em relação à substituição do petróleo, recurso mineral finito de acordo com o chefe departamento econômico da FAESP. “O Brasil tem uma condição privilegiada, temos condições de crescer a agricultura sem derrubar árvores”, conclui.
Data: 18/05/2009
Fonte: AmbienteBrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha