Veículos na mira – Estados Unidos estabelecem metas de redução de emissões Brasil também discute o tema
Na última terça-feira (19), o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), discutiu na Câmara Técnica de Controle e Qualidade Ambiental a proposta que prevê a implantação do Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso, no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou um plano de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa.

O programa brasileiro pretende medir a quantidade de poluentes emitidos pelos veículos, mas só deve ser votado no meio deste ano, de acordo com a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Suzana Kahn.

“As discussões já estão bem avançadas, a parte técnica da proposta é o resultado de um trabalho intenso feito por instituições como o InMetro, Departamento Nacional de Trânsito ( Denatran), estados - especialmente o Rio de Janeiro e São Paulo - e a prefeitura de São Paulo”, afirmou Kahn durante o evento.

Nos Estados Unidos as normas passam a vigorar em 2012. Com um corte de 30% nas emissões, os veículos precisarão apresentar padrões mais elevados de eficiência. Automóveis e caminhões leves, por exemplo, deverão ter como padrão 15 km por litro de combustível.

A medida representa economia de combustível, redução de poluentes na atmosfera e impulsionará as pesquisas em investimentos nas montadoras.
Para saber mais sobre a decisão americana leia: Obama anuncia limites para emissões de veículos
Data: 21/05/2009
Fonte: Ambiente Brasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha