Descarte correto dos resíduos hospitalares e biológicos evita contaminação
A disposição correta de resíduos é um dos maiores desafios das grandes cidades. Alguns materiais exigem cuidados ainda maiores, como o caso dos resíduos hospitalares ou perfuro cortantes, utilizados em alguns procedimentos.

Além do prejuízo ao meio ambiente, é preciso levar em consideração a segurança de quem faz o transporte desses materiais e a forma como são acondicionados.

Para o descarte seguro, eles devem ser depositados em recipientes apropriados, que evitem a contaminação do meio ambiente e das pessoas que possam ter contato, de acordo com a enfermeira Noemi Dias de Souza Perrota, professora do curso de graduação em enfermagem da Universidade Presidente Antonio Carlos – UNIPACUNIPAC, em Minas Gerais.

“Lixo e resíduos lançados indiscriminadamente agridem as pessoas, animais e o ambiente, gerando doenças, acidentes e várias formas de contaminação”, explica a enfermeira.

Resíduos biológicos domiciliares como fluidos corporais, sangue, secreções, seringas e materiais utilizados por pessoas com diabetes, também devem ser descartados em recipientes apropriados, separadamente do lixo orgânico.

“Os coletores desse tipo de material depois de cheios devem ser descartados e coletados separadamente para ser encaminhado aos serviços de coleta do município que encaminham o lixo e o lixo hospitalar”, afirma Perrota.

Data: 22/05/2009
Fonte: Ambiente Brasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha