No Dia Mundial do Meio Ambiente associação mineira divulga um balanço sobre o tráfico de animais
Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Na véspera da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, 05, a Associação Mineira de Defesa do Ambiente, Amda, divulgou um levantamento sobre o tráfico de animais silvestres em Minas Gerias nos últimos anos.

A localização do estado, cortado por diversas rodovias federais, torna a região uma das principais rotas do comércio ilegal desses animais. De acordo com os dados apresentados pela AMDA as aves são maioria nas estatísticas, com média de 35 mil apreensões ao ano entre 2006 e 2008. Somente em janeiro e fevereiro de 2009 esse número chegou a 6.638.

O tráfico de répteis também apresentou um crescimento considerável, com crescimento de 400% entre 2007 e 2008.

A pesquisa apontou a BR-116, Rio-Bahia, como a mais utilizada para o tráfico. Cerca de 56% dos animais comercializados ilegalmente em Minas Gerais passam pela rodovia. As cidades que fazem fronteira com a Bahia são os principais destinos, entre elas Itaobim, Teófilo Otoni e Montes Claros.
A AMDA apresentou ainda dados da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), que mostram que os traficantes são, na maioria, homens com idade média de 48 anos, geralmente de classe média.

Quatro Centros de Triagem de Animais Silvestres, Cetas, recebem os animais apreendidos, em Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora e Montes Claros. Caso os animais se encontrem em boas condições de saúde são soltos em seu habitat natural. Somente em 2008, foram apreendidos 40.119 animais em todo o Estado, de acordo com o estudo.
Data: 05/06/2009
Fonte: Ambiente Brasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha