Escassez de água é tema do debate sobre Meio Ambiente
Antes de abrir o espaço para a realização de perguntas aos membros da mesa, Marcus Corretino chamou a atenção para o problema da escassez de água, que ameaça todo o planeta. Segundo o mediador, metade da população mundial não terá acesso regular à água até 2030. Entre os principais fatores que levarão à escassez, o mediador apontou o uso indevido, como projetos de irrigação que consomem tanta água como pequenas cidades, e a poluição das águas, principalmente por esgotos e agrotóxicos.
O pequeno produtor possui um papel central neste problema, pois a ele cabe proteger as nascentes em sua propriedade, afirmou Marcus Correntino. Ele lembrou que a Agência Nacional de Águas (ANA) desenvolve um projeto que pretende pagar ao produtor para preservar estas nascentes, chamado de Programa Produtor de Água.
O debate desta manhã é parte da programação do I Seminário Legislativo de Agricultura Familiar, Camponesa e Reforma Agrária é realizado pelo deputado Mauro Rubem (PT), na Assembleia Legislativa, até esta quinta-feira, 4.

Compõem a mesa de debates, além do mediador, o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) em Goiás,Ary Soares dos Santos, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Goiás, Otacílio Teixeira e o coordenador da Comissão Pastoral da Terra em Goiás, Adilson Gomes.
Data: 15/06/2009
Fonte: jusbrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha