Frota de caminhões do Brasil está defasada – um risco para a sociedade e para o meio ambiente
A poluição causada pelos veículos é uma das maiores preocupações da atualidade. Medidas de compensação são criadas a fim de reverter as emissões, como a Resolução 315 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que determina a redução do enxofre no diesel vendido no país.

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná (Setcepar), Fernando Klein Nunes, a frota de veículos movidos a óleo diesel no Brasil ainda não possui tecnologia para atender a esta Lei. “Para que isto ocorra, é necessário investir na troca de toda a frota brasileira de transporte de cargas, o que não parece agradar os nossos representantes”, diz o presidente.

Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), circulam hoje no Brasil cerca de 1,4 milhão de caminhões, sendo que aproximadamente 270 mil possuem têm de 30 anos. No Brasil, a idade média dos caminhões que rodam nas estradas é de 19 anos, quando o ideal é de seis anos no máximo.
Nunes destaca um programa de substituição de caminhões que está sendo adotado no México. “Lá os veículos viram sucata e servem de entrada para a compra de outro. Ações como esta também poderiam ser facilmente aplicadas no Brasil”, explica.

Problemas de saúde relacionados às emissões excessivas também são alarmante. “Nós perdemos 1,5 ano de expectativa de vida devido a esse agravo à saúde. Os mais velhos e as crianças podem perder três anos”, lamenta o presidente do Setcepar. “A ingênua preocupação com o meio ambiente precisa se tornar séria e eficaz. A natureza agradece”, completa.

Data: 18/06/2009
Fonte: noticias.ambientebrasil



 
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