Erupções vulcânicas esfriam Terra, mas não o bastante para deter aquecimento
Será que um aumento das erupções vulcânicas poderia contrabalançar o aquecimento global com poeira, fumaça e detritos?

Erupções vulcânicas maciças recentes, como a do El Chicón, no México, em 1982, e a do Monte Pinatubo, nas Filipinas, em 1991, certamente causaram um resfriamento global de curto prazo, disse Nadine Unger, cientista e pesquisadora do Centro para Pesquisas de Sistemas Climáticos, da Universidade de Columbia.

A razão, disse ela, não é uma nuvem de fumaça, mas o fato de que o gás dióxido de enxofre, liberado nas explosões, forma particulados de sulfato em forma aerossol, que são injetados na atmosfera, onde agem como um escudo brilhante e refletem a radiação solar de volta para o espaço. Esse mecanismo, disse ela, "é exatamente a base da proposta de geoengenharia como solução para o aquecimento global, na qual o presidente Obama expressou interesse".

Depois da erupção do Pinatubo, a temperatura média da superfície da Terra caiu em 0,5º Celsius, afirmou Unger.

O aerossol de sulfato tem uma vida bastante curta na atmosfera, então o sistema da Terra se recupera em um ou dois anos, disse Unger. Ela concluiu que, com base em observações, os efeitos de resfriamento de particulados de sulfato superam quaisquer potenciais efeitos do dióxido de carbono liberados na explosão. Ainda assim, acrescentou ele, o dióxido de carbono dos vulcões é ínfimo em comparação às emissões anuais causadas pela queima de combustível fóssil pelos humanos. (Fonte: G1)

Data: 09/07/2009
Fonte: ambientebrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha