Pesquisa constata boa qualidade da água no país, mas alerta que é preciso preservar
A qualidade da água no Brasil é boa, mas é preciso preservar para evitar a contaminação de mares e rios. Essa é a conclusão do Projeto Brasil das Águas, de pesquisa. “As águas no Brasil estão, em sua maioria, em boas condições, mas como todo mundo sabe, grande parte das cidades joga todo o esgoto dentro dos rios e vai chegar um ponto em que o sistema vai saturar”, afirmou a coordenadora do projeto, Margi Moss, em entrevista à Rádio Nacional.

O projeto foi idealizado pelo aviador Gérard Moss, que, usando um avião anfíbio, coletou 1.160 amostras de água doce de rios e lagos brasileiros entre outubro de 2003 e dezembro de 2004. Foram colhidas amostras, por exemplo, de bacias hidrográficas do Paraná, Parnaíba, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sudoeste e região Amazônica.

Das amostras coletadas, 40% foram classificadas como empobrecidas em nutrientes de plantas e bem oxigenadas, resultando em sedimentos com pequena quantidade de matéria orgânica. Cerca de 35% são de moderado enriquecimento com nutrientes.

A irrigação é um dos fatores que contribuem para o desperdício de água, de acordo com Margi Moss. Ela informou que, durante a pesquisa, foram observadas irrigações em horários de sol forte, o que resulta na evaporação rápida da água. A contaminação é outro fator de risco provocado pela irrigação. “O problema da irrigação é que ela leva de volta aos rios os agrotóxicos que usam”, afirma a coordenadora do projeto.

Outra imagem que impressionou a pesquisadora foi a quantidade de lixo em rios da Amazônia. Na cidade de Tefé, no Amazonas, “as pessoas estavam sentadas na praia em meio ao lixo. O rio subia, pegava o lixo e levava embora e todo mundo estava dentro da água, com o lixo boiando, sem se preocupar”, conta. O Projeto Brasil das Águas teve patrocínio de empresas como a Petrobras e a Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel).



Data: 29/07/2009
Fonte: agenciabrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha