Bacias hidrográficas vão contribuir para gestão eficiente de recursos hídricos
Uma nova ferramenta para auxiliar na gestão de recursos hídricos com enfoque nos ecossistemas está sendo construída. O novo recorte geográfico terá por base as bacias hidrográficas brasileiras. Esse é o principal resultado dos dois dias de trabalho dentro da oficina sobre o Detalhamento das Ecorregiões do Brasil, organizada pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), em parceria com a Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF). Os resultados servirão como subsídios para um encontro sobre o assunto agendado para dezembro próximo.

Com a proposta de criar, na prática, uma nova abordagem ambiental na gestão de recursos hídricos, o encontro teve a participação de pesquisadores da biodiversidade aquática, usuários de água, acadêmicos, representantes da sociedade civil e de comitês de bacia hidrográfica. A abordagem seria utilizada, por exemplo, como um pré-estudo para o planejamento na utilização da água em empreendimentos que necessitem de licenciamento ambiental e outorga. A oficina ocorreu nos dias 5 e 6/8 no auditório do edifício Marie Prendi, na 505 Norte. A oficina é a segunda de quatro reuniões agendadas para o ano de 2009.

Na abertura do evento, o diretor de Recursos Hídricos, João Bosco Senra, explicou que a oficina se insere na fase de implementação das ações do Plano Nacional de Recursos Hídricos e vai contribuir para seu processo, refletindo os diferentes interesses representados no âmbito do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh). Vai também orientar ações para a gestão eficiente de recursos hídricos, além de promover a articulação e integração entre as políticas de recursos hídricos e ambiental.

Bráulio Dias, diretor de Conservação de Biodiversidade, da SBF, afirmou que a oficina é mais uma oportunidade de aproximar as duas agendas "a fim de alcançar o avanço dos instrumentos públicos e ainda internalizar os conceitos, trabalhar melhor a agenda comum e agregar outros temas".

Nos dois dias de Oficina, os participantes conheceram a metodologia de Determinação dos Sistemas Ecológicos de Água Doce, com Caracterização de Ecorregiões Aquáticas (Costa Sudeste Brasileira) e o Delineamento de subunidades ecológicas de drenagem da Ecorregião Paraguai/Pantanal. Foi também realizada a caracterização ecológica e biogeográfica da Bacia do Rio Iguaçu e o Delineamento da Ecorregião Aquática Xingu/Tapajós
Data: 10/08/2009
Fonte: ambientebrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha