Agua de bicas oferece risco para a saúde
Moradores, veranistas e turistas que se abastecem da água das bicas situadas às margens das rodovias no Litoral Norte correm risco de contraírem doenças.

O alerta é da Vigilância Sanitária, que garantiu que as águas das bicas não são recomendáveis para consumo devido à presença de coliformes fecais.

Durante o verão é bastante comum as pessoas abastecerem galões com águas das bicas, mas a maioria desconhece que a água que desce a serra pode estar poluída por folhas, detritos e até mesmo fezes de animais.

O consumo da água, sem tratamento à base de hipoclorito (cloro) pode provocar diarréia e infecções intestinais, segundo técnicos da Vigilância Sanitária na região.

Segundo os técnicos, as prefeituras instalaram em dezembro placas nas proximidades das bicas comunicando que a água não deve ser bebida, mas as placas foram retiradas.

ORIENTAÇÃO - Sem orientação, as pessoas continuam abastecendo seus galões. O turista Roberto Miranda, de Carapicuíba (SP), disse que parou para abastecer na bica do Morro do Pinhão, em Ubatuba, porque viu muitos carros parados no local com pessoas pegando água para consumo.

Ele disse que não sabia que a água oferecia riscos à saúde. Outro turista, André Martins, de Presidente Prudente (SP) disse que enchia seis galões por semana para abastecer sua casa de veraneio, acreditando que fosse água boa para o consumo.

Além da bica do Morro do Pinhão, próxima à praia Domingas Dias, os turistas também se abastecem na bica do Horto Florestal, às margens da rodovia Oswaldo Cruz (Taubaté-Ubatuba). Em Caraguá, a bica mais procurada é a do Morro da Casa Branca, às margens da Rio-Santos.

RISCOS - O biólogo Benedito Carlos Correia, que coordena o programa Pró-Água, na Vigilância Sanitária de Ubatuba, disse que exames feitos nas águas das bicas em dezembro constataram a presença de folhas e detritos e fezes de animais.

Segundo Correia, o PSF (Programa Saúde da Família) orienta os moradores sobre os riscos oferecidos pelas águas das bicas, recomendando que a água seja consumida apenas após ser tratada com cloro, produto que é oferecido gratuitamente aos moradores.

A chefe da Vigilância Sanitária de Caraguá, Jorah Hoppmann, disse que as águas de todas as bicas da cidade são impróprias para consumo. "Animais urinam e defecam nas nascentes e isso oferece risco aos consumidores", disse.

Data: 13/02/2006
Fonte: Folha OnLine



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha