Estudantes falam da água como fonte de lazer em redações
A importância da preservação das fontes de água como praias, rios, lagos e cachoeiras para garantir o lazer das pessoas foi ressaltada por muitos dos alunos da Escola Estadual Parque Marajoara II, em Santo André, ontem, quarto dia do Desafio de Redação.

Ao falar do tema proposto:Água: A Vida do Planeta, muitos manifestaram decepção ao visitar as praias, por exemplo, e verem lixo por toda parte. "O tema é muito importante, pois falta consciência às pessoas e essa é uma maneira de chamar a atenção. Gosto da praia e dos rios, mas tem horas que não temos condições de estar neles, pois o homem está poluindo demais", disse a estudante Karina Tambalo, 14 anos, da 8ª série.

A preocupação da companheira de classe dela , Paloma Rufino Camargo, 14 anos, é de que, no futuro, não exista mais água e as belas praias e piscinas dos clubes talvez estejam proibidas para diversão. "Falei da consciência que as pessoas devem ter com essas fontes", disse a garota.

A cachoeira é um dos locais preferidos de André Florêncio, 14 anos, quando busca por lazer. "Acho que devido às águas das cachoeiras se movimentarem bastante, conseguem manter a limpeza", disse.

Para a professora Luci Aguiar Pereira, o Desafio de Redação é uma maneira de incentivar os alunos a aprofundarem o conhecimento e aperfeiçoarem a leitura. "Os professores devem trazer jornais e revistas para a sala de aula a fim de discutir com eles", frisou a professora.

A coordenadora do Ensino Fundamental da escola, Lucinéia de Fátima Pelon, comemorou a participação de cerca de 550 alunos no projeto. "Todos se sentiram estimulados a participar. É um tema bom, que está em alta."

Promovido pelo Diário junto à USCS (Universidade de S.Caetano) e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de S. Caetano, o Desafio premiará as melhores redações da região. Os vencedores serão anunciados em 11 de novembro. Entre os prêmios, bolsa de estudos na USCS.
Data: 04/09/2009
Fonte: dgabc



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha