Poluição deixa 700 mil pessoas sem água
Setecentas mil pessoas estão sem água em 14 bairros de Maceió pelo menos até sábado, por causa da poluição provocada pelo derramamento de vinhaça no Riacho das Pedras, afluente do Rio Pratagy. O desastre ambiental foi causado pela Usina Santa Clotilde. O produto vazou de um tanque escavado a 13 km da pista de acesso à Cachoeira do Meirim, entre os municípios de Rio Largo e Messias.
A suspensão no fornecimento de água foi definida pela Companhia de Saneamento e Abastecimento d’Água de Alagoas (Casal) que identificou mudanças na coloração e odor da água. O presidente da empresa, engenheiro Jorge Briseno, não descarta a possibilidade de pedir a interdição da usina.
“A água que chegou até a estação não foi aprovada nas análises feitas a cada 30 minutos pelos técnicos. A vinhaça retira o oxigênio da água e a deixa sem condições de consumo. Ela fica com a cor alterada e cheiro forte”, disse Briseno, que não soube explicar quem é o responsável pelo controle de qualidade dos diques de contenção de vinhaça da usina.
A água analisada vem da estação de coleta no Rio Pratagy. Se consumida nas atuais condições, ela poderia causar diarréias ou processos infecciosos, além de danos à pele dos usuários do sistema. A natureza também sofre. A mata siliar que ajuda a preservar os mananciais também foi contaminada.
O trecho percorrido pela vinhaça, entre a plantação de cana da usina, passa pela mata atlântica. Por esta razão mamíferos e aves que se refugiam na floresta também podem ter sido contaminados, já que o produto foi lançado na natureza com alta concentração.
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) providenciou a coleta de amostras, mas as primeiras impressões já apontam para danos ao meio ambiente.
“Fizemos um auto de constatação e colhemos amostras que serão analisadas. Os resultados devem ser divulgados na próxima semana, por meio de um laudo que mostrará as dimensões da contaminação”, disse o técnico do IMA, Ricardo Oliveira.
Ele revelou que uma das medidas adotadas contra a usina pode ser a aplicação de multa, que até ontem não havia sido arbitrada.
Desde domingo, o mau cheiro decorrente das altas concentrações de vinhaça vinha sendo detectado pelos moradores do complexo Benedito Bentes, um dos bairros atingidos pela falta de água.
Data: 20/02/2006
Fonte: GazetaWEb



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha