Jornada científica revela grandes ideias e apresenta sugestões sustentáveis no Rio de Janeiro
Quando crianças todos têm ideias brilhantes que podem salvar o mundo. Ideias muitas vezes mirabolantes, mas que alguns alunos conseguiram colocar em prática depois de crescidos.

Durante a XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), alguns trabalhos revelaram que a inocência das crianças pode sim se transformar em ideias revolucionárias.

Um dos trabalhos apresentados propõe o uso de biofilmes comestíveis como alternativa aos plásticos descartáveis. O biofilme, criado por Davi Lordeiro Moreira de Brito, é feito a partir de compostos naturais como o polissacarídeo amido. A decomposição desse material, em relação ao plástico comum é muito mais rápida. Segundo o estudante o próximo é produzir biofilmes a partir de sementes de frutas, matéria-prima geralmente descartada.

Thaissa Pereira da Silva apresentou os resultados de sua pesquisa sobre o tratamento do chorume (ou lixiviado) e seu potencial após a remoção da amônia. O estudo ajudou a compreender as formas de tratar os resíduos gerados a partir da decomposição do lixo.

A pesquisa do estudante do curso de geografia, Flávio Robin da Silva Correia, avaliou a instalação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) em Itaboraí e a criação do Arco Rodoviário do Rio de Janeiro, fatores que, segundo ele, vão modificar o cenário industrial do estado. Em sua conclusão ele afirmou que a instalação de indústrias petroquímicas em Queimados não causaria grandes impactos ambientais. “As empresas teriam um menor consumo de insumos sólidos e líquidos, e os dejetos líquidos são facilmente tratados com os devidos cuidados”, disse.

A aluna Liz Contino Vianna de Aguiar, do curso de Engenharia Química, mostrou novas possibilidades de utilização da fibra de coco, a partir de modificações químicas. Segundo ela, a polimerização in situ gera na superfície nanopartículas de polianilina, um polímero de alta resistência e condutividade.
*Com informações da UFRJ.
Data: 07/10/2009
Fonte: AmbienteBrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha