EXCLUSIVO: No final da temporada de baleias 14 animais são vistos em monitoramento aéreo em Santa Catarina
Em monitoramento do Projeto Baleia Franca, PBF/Brasil, 14 baleias francas foram avistadas no final da semana passado na região entre Palhoça e Balneário Rincão, em Santa Catarina.

Sete e fêmeas e sete filhotes foram vistos no último acompanhamento aéreo ao longo do Litoral Centro-Sul do estado, realizado na sexta-feira, dia 06. A ação fez parte do Programa de Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba e adjacências.

Seis animais estavam na enseada de Ibiraquera e Ribanceira, em Imbituba. Segundo a diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, já era esperado que estivessem nessa região, considerando o monitoramento realizado diariamente. “A surpresa ficou por conta do par de fêmeas com filhote avistado em Laguna”, disse.

A temporada de baleias no litoral catarinense está se encerrando. A primeira quinzena de novembro tem marcado o fim do período. Apesar disso, ainda é possível que alguns animais sejam vistos durante este mês, pois nem todos chegaram nos meses de junho e julho. “Algumas passam mais tempo se alimentando nas águas polares, durante o verão, e chegam a Santa Catarina somente nos meses de agosto e setembro. Estes indivíduos são também os últimos a deixarem o nosso litoral”, explicou a diretora, que é Ph.D. em Biologia Animal.
Data: 09/11/2009
Fonte: Ambiente Brasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha