Geógrafo faz alerta sobre os riscos do desmatamento no Parque Nacional do Catimbau, em Pernambuco
Um estudo realizado pelo professor adjunto do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal do Pernambuco, Ruy Pordeus, revela que o grande desmatamento no entorno da “Pedra do Cachorro” no Parque Nacional do Catimbau, em Pernambuco, pode acelerar a erosão eólica em sua base e causar ravinamentos em suas encostas.

O parque abriga diversos sítios arqueológicos, de acordo com o geógrafo. A degradação pode representar riscos também para o patrimônio histórico ali existente, com vestígios da passagem humana há mais de dois mil anos.

Pordeus destaca que o monumento “Pedra do Cachorro” foi esculpido naturalmente em rocha arenítica. A vegetação do entorno serve como proteção, “mesmo durante a estação seca a vegetação permanece com toda sua vitalidade, devido ao poder de armazenamento de água que possui a rocha arenítica, impedindo o desgaste pela ação dos ventos”, disse.

Sem essa vegetação, o desgaste é acelerado. O professor alerta que é necessária a intervenção do poder público no parque, para que esse processo possa ser revertido.

Data: 20/11/2009
Fonte: Ambiente Brasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha