Atividades culturais marcaram o dia de Repressão ao Tráfico de Animais Silvestres, nesta terça-feira (01)
Danielle Jordan / AmbienteBrasil

O Rio de Janeiro foi palco de diversas atividades culturais nesta terça-feira, 01, para comemoração do Dia de Repressão ao Tráfico de Animais Silvestres.

O evento, realizado na Central do Brasil, foi promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente, Inea, órgão executivo da Secretaria de Estado do Ambiente, SEA.

Uma exposição com armadilhas e armas utilizadas por caçadores foi conferida
por mais de 150 pessoas. Além da visitação, foi distribuído material educativo, alertando os visitantes sobre os problemas decorrentes da criação de animais silvestres sem a devida autorização.

Contribuíram com a exposição representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Ibama, Batalhão Florestal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Fundação Zoo-Rio e secretarias municipais de Meio Ambiente.

O comércio ilegal de animais acarreta multa de R$ 500 a R$ 5 mil por cada espécie apreendida, conforme a Lei Estadual 9605/1998.

Os animais mais procurados são os pássaros silvestres, segundo o biólogo do Ibama, Rodrigo de Carvalho. Ele destaca que as denúncias podem ser feitas em qualquer órgão ambiental.
Data: 02/12/2009
Fonte: AmbienteBrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha