EXCLUSIVO: Rio de Janeiro terá acompanhamento em tempo real da qualidade do ar
A partir de janeiro do próximo ano o Instituto Estadual do Ambiente, Inea, órgão executivo da Secretaria do Ambiente, SEA, passará a acompanhar em tempo real a qualidade do ar na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Esta é a quinta estação de monitoramento na cidade, aparelhos semelhantes já estão em funcionamento no Centro, Jacarepaguá, Nova Iguaçu e São Gonçalo. Outros 32 aparelhos mais simples também analisam as partículas do ar no estado.

O equipamento foi importado da França por meio de um convênio entre o Instituto e o Departamento Estadual de Trânsito, Detran. Foram investidos cerca de 1 milhão de reais.

A nova estação vai permitir a medição dos níveis monóxido de carbono, partículas inaláveis, ozônio, dióxido de nitrogênio e hidrocarbonetos, segundo informações da SEA.

Diariamente o órgão vai divulgar os índices apontados pela nova estação no “Boletim de qualidade do ar”, divulgado no site do Inea. Ao final de todos os anos as informações serão reunidas no “Relatório anual de qualidade do ar”. O endereço do Inea é: http://www.inea.rj.gov.br.

De acordo com a chefe do Serviço de Estudo do Ar do Inea, Maria Isabel de Carvalho, a escolha do bairro se deve principalmente à realização das Olimpíadas de 2016 na cidade, uma vez que a Barra será um importante pólo de realização de jogos. “Agora, poderemos saber qual é a contribuição das emissões na Avenida das Américas. Num relatório de 2004, a via aparecia como a segunda mais poluída da Região Metropolitana, perdendo apenas para a Avenida Brasil”, disse.

Data: 07/12/2009
Fonte: AmbienteBrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha