Assentamento recebe projeto pioneiro de distribuição de água
O governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, inaugurou hoje no Assentamento Conquista, na Capital, um pioneiro sistema de abastecimento de água, voltado principalmente para o desenvolvimento da produção das 71 famílias.

Foram investidos no projeto mais de R$ 219 mil na construção do poço e de mais de 15 mil metros de tubulação, que levarão água de um sistema tubular profundo para todas as famílias. A novo sistema de abastecimento de água está voltado principalmente para o incremento da produção, que no caso do Assentamento Conquista é voltada para a industrialização de leite e derivados em pequena escala.

"O acesso a água era muito difícil. Este projeto é um grande incentivo ao nosso assentamento. O empenho em trazer mais esta conquista às famílias produtoras dará mais conforto e principalmente, trará melhorias significativas à nossa produção", afirmou o presidente da Associação dos produtores do Assentamento Conquista, Welbert Alves Borges.

De acordo com o coordenador do Programa Terra Nova, André Jair Terra, o sistema de abastecimento captará água de um poço artesiano profundo, capaz de abastecer plenamente a produção das famílias assentadas. "Este poço levará água em grande quantidade para todas as famílias, que tinham dificuldade no acesso, distribuição e armazenamento da água. A principio a distribuição atenderá a produção de leite e derivados, mas todas as famílias receberam orientação para fazer o tratamento adequado para tornar a água potável pra consumo próprio", garantiu Terra.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Valteci Ribeiro de Castro, o projeto atende às perspectivas de abastecimento pleno de água para as comunidades assentadas em todo o Estado. "Formulamos em conjunto com os assentados um projeto pioneiro, de fácil manutenção, que levará água a todas as famílias de maneira segura, possibilitando o gerenciamneto do processo pelo próprios assentados".

Ainda de acordo com o secretário, a fácil manutenção do sistema de distribuição leva mais segurança aos pequenos produtores, além de garantir um direito pleno de acesso a água a todas as famílias. "Queríamos simplificar este processo, atendendo as necessidades das famílias produtoras. É inadimissível que em pleno século XXI o acesso à água não seja um direito usufruído por todos, principalmente na zona rural. Queremos quitar esta dívida atravéz de projetos como este", afirmou o secretário.
Data: 06/03/2006
Fonte: Folha OnLine



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha