Produtores rurais do Rio de Janeiro recebem pagamento por serviços ambientais na Bacia do Rio Guandu
Nesta quinta-feira, 17, os produtores rurais que integram o programa Produtores de Água e Floresta, no Rio de Janeiro, vão receber o segundo pagamento pelos serviços ambientais realizados na Bacia do Rio Guandu.

O evento tem início às 10 horas, na escolinha do Rio das Pedras, em Lidice, no município de Rio Claro. Na ocasião serão inaugurados os biossistemas de saneamento que vão tratar o esgoto produzido na região.

O programa foi lançado em maio deste ano e oferece remuneração aos produtores do Rio das Pedras que conservam e recuperam as nascentes do Rio Piraí.

Os recursos para estes pagamentos são obtidos através do pagamento por grandes usuários pelo uso da água. Os valores são repassados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Guandu, que distribui aos produtores.

O secretário executivo do Instituto Terra de Preservação Ambiental, Mauricio Ruiz, lembra que os biossistemas também produzirão biogás. “Construímos três modelos que tratam de efluentes de mais de 100 pessoas a um custo baixíssimo. Além de cuidar da água, que sai com 98% de limpeza, os biossistemas geram gás para cozinhas comunitárias, casas e ainda alimentam peixes e fertilizam bananais”, explicou.

O Rio Piraí é um dos mais importantes do sistema Guandu, de acordo com o Instituto Estadual do Meio Ambiente, Inea. Em conjunto com o rio Paraíba, responde por 80% do abastecimento de água do Estado e 25% da geração de energia elétrica da Região Metropolitana.
*Com informações do Inea.
Data: 17/12/2009
Fonte: AmbienteBrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha