Projeto de revitalização do Rio das Velhas, em Minas Gerais, fecha o ano com saldo positivo
O Projeto Estruturador de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas, em Minas Gerais, encerra o ano com saldo positivo, na avaliação da coordenadora executiva, Myriam Mousinho. “O Rio das Velhas está voltando a ser efetivamente um rio. Antes, podíamos dizer que na região metropolitana ele era apenas um canal de esgoto, hoje, podemos afirmar que ele volta a ser um rio”, disse.

O projeto faz parte do programa Meta 2010 e segundo uma avaliação Federal de Minas Gerais, UFMG, e Coordenador do Projeto Manuelzão, Marcus Vinícius Polignano, desde o início do programa, em 2003, as ações na área de saúde e social melhoraram muito.

A ocupação desordenada e o crescimento populacional comprometem a qualidade das águas na Bacia do Rio das Velhas. Polignano destaca a necessidade de adequação do modelo de urbanização com os cursos d’água. A afirmação é baseada nos dados do índice de Desenvolvimento Humano (IDH), quanto maior o IDH, menor o índice de qualidade da água (IQA), ou seja, onde a urbanização é maior, o IQA é menor.

O volume de esgoto coletado e tratado no rio passou de 41 milhões de m3 em 2003, para 85 milhões de m3 em 2008, e 109 milhões em 2009, de acordo com informações da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, Copasa. Até 2010 a meta de tratamento é de cerca de 127 milhões de m3.

Data: 18/12/2009
Fonte: AmbienteBrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha