Retrospectiva 2009 – Gestão ambiental, desafios, oportunidades e mais polêmicas
Um ano agitado, confuso e sem dúvida, polêmico. Na edição de ontem da retrospectiva ambiental, publicada por AmbienteBrasil, já foi possível acompanhar uma parte dessas polêmicas. O Código Florestal Brasileiro, levantou discussões, acirrou os debates e também os ânimos. Leia a reportagem completa em EXCLUSIVO: Retrospectiva 2009 - Código Florestal, licenciamento e legislação, um ano marcado por polêmicas.

Os desentendimentos passaram pelos ministérios, Câmara Federal, e chegaram ao Mato Grosso do Sul. “Minc rebate xingamento de Puccinelli e chama governador de MS de truculento ambiental”. Os desdobramentos foram acompanhados de perto pela imprensa. “Ofensa a Minc cria saia justa e Puccinelli pede desculpas por xingamento”.

No final do ano novas divergências entre ministérios. O pivô: meta de redução das emissões até 2020. O ministro Carlos Minc defendeu a redução de 40%, o que foi considerado inadequado por ministros de outras pastas.

Polêmica virtual

Em novembro o aquecimento global foi questionado. E-mails de cientistas vazam e céticos do aquecimento dizem achar "provas". Mais de mil mensagens trocadas por cientistas desde 1996 foram divulgadas na internet. Falou-se em truques para esconder o declínio das temperaturas.

A polêmica chegou à ONU. “Chefe de painel climático da ONU rebate céticos e defende descobertas”. "A consistência interna de linhas múltiplas de evidência apoiam fortemente o trabalho da comunidade científica, incluindo aquelas apontadas nas trocas de emails", disse o líder do painel de cientistas climáticos da ONU, Rajendra Pachauri.

Em dezembro, mais de 1.700 cientistas britânicos assinaram uma declaração ratificando que o aquecimento climático é provocado pelo homem.

Participação ativa

Manifesto virtual. Mensagens de e-mail convocaram participações ao abaixo assinado “NÃO ao projeto de Ampliação do Aeroporto de Viracopos”. O manifesto destaca a importância do ecossistema da região, remanescente do bioma cerrado, além da presença de nascentes, córregos e ribeirões. (EXCLUSIVO: Abaixo assinado contra ampliação do Aeroporto de Viracopos, em São Paulo, circula na internet)

Críticas

Para o diretor de políticas públicas do Greenpeace, Sérgio Leitão, falta autonomia ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Ibama. Segundo ele, o instituto nunca foi um órgão de defesa da sociedade na questão ambiental, mas sim um correio de transmissão dos interesses do governo.

Minc afirmou que nos 20 anos de existência do órgão, o Ibama conquistou credibilidade. "O cidadão pensa logo no Ibama quando se depara com crime ambiental ou com alguma situação envolvendo bichos e o meio ambiente", afirmou.

Resposta

Uma pesquisa, realizada em setembro pelo CNI/Ibope apontou que 61% dos entrevistados aprovam o trabalho realizado pelo governo federal no meio ambiente. O índice mais alto de aprovação desde que a pesquisa começou a ser realizada, em 2003.

Avanços sociais, econômicos e ambientais instáveis. O Índice de Qualidade do Desenvolvimento, IQD, foi apresentado no Senado, e apontou que a evolução desses setores não se dá de forma homogênea e vem caindo desde o final de 2008. O Indicador foi apresentado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea.

Gestão Ambiental

No final do ano a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou o projeto de lei que altera os valores da taxa de Controle e Fiscalização Ambiental. A redução pode chegar a 50%, dependendo do caso.

Em dezembro o estado de São Paulo divulgou o ranking ambiental de seus municípios. Santa Fé do Sul foi apontado como o primeiro colocado, seguido de Novo Horizonte, Guaraçaí, Aspásia e Taquarituba. Foram avaliados dez itens, como esgoto tratado, poluição do ar, educação ambiental, etc.

Os primeiros projetos do Fundo Amazônia, criado em 2008 para promover o desenvolvimento sustentável e a pesquisa científica na floresta, foram aprovados no final de 2009 e anunciados dias antes da Conferência do Clima, COP-15.

Opiniões divididas

Animais em circos. Para muitos, circo sem animais não tem graça. Outros acreditam que os bichos são mal tratados. As divergências foram apontadas em “Uso de animais em circos divide opiniões”.

De olho nas urnas

A possibilidade de concorrer à presidência pelo PV foi sinalizada pela senadora Marina Silva (PT-AC). A possibilidade foi destacada em matéria publicada em agosto “Marina Silva já considera concorrer pelo PV em 2010”.

No mesmo mês, a assessoria do ministro do meio ambiente confirmou que Minc deixará o cargo em março para se candidatar a deputado estadual pelo PT no Rio de Janeiro.

Data: 13/01/2010
Fonte:



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha