Produtores rurais do Paraná vão receber recursos para plantio de pequenas florestas
Os produtores rurais do Paraná vão receber recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Pronaf, para o plantio de pequenas florestas em suas propriedades.

Lançado na terça-feira, 19, o programa Ouro Verde prevê o investimento de até R$ 800 milhões em oito anos, em áreas de até 10 hectares, para o reflorestamento de áreas degradadas.

O foco principal do programa serão as regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. O projeto vai servir como uma poupança para quem tem propriedades, mas não tem recursos, segundo o coordenador de Reflorestamento no Paraná, Nivaldo Krüger. “Será garantida, rentável e poderá ser feita, inclusive, através de consórcios”, disse.

Krüger comparou dados de outros países que tiveram sucesso em programas de reflorestamento, como Alemanha e Japão. “A Alemanha foi totalmente destruída na Guerra, o hoje tem 45% do território florestado. É isso que queremos aplicar no Paraná”, destacou.

O governo do estado vai trabalhar em conjunto com a Universidade Federal do Paraná, UFPR, para o reflorestamento de araucária. Serão desenvolvidos métodos para aumentar o número de pinheiros e uma máquina para descascar o pinhão. A metodologia vai permitir que o pinhão seja mantido em câmaras frias, o que vai aumentar a distribuição e o consumo.

Durante o lançamento foi apresentado ainda um estudo sobre a viabilidade do plantio de Capim Elefante para produção de carvão.
Data: 20/01/2010
Fonte: AmbienteBrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha