Projeto da USP que recebe resíduos eletrônicos gerados na universidade se prepara atender à comunidade
O que fazer com o lixo eletrônico? Peças que não têm mais utilidade, equipamentos fora de uso... O que não serve mais para uns, pode ser reaproveitado por outros.

A Universidade de São Paulo, USP, desenvolve um projeto com objetivo de dar um destino correto aos resíduos eletrônicos. No momento, apenas os resíduos da própria universidade estão sendo destinados, mas até abril, a USP deve expandir o projeto.

Até o final do mês de janeiro, pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), visitaram o Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (Cedir), para auxiliar na elaboração da expansão e definir parcerias com empresas de reciclagem e projetos sociais.

O Centro recebe os computadores e materiais e, depois de uma avaliação, encaminha para entidades sociais. Materiais sem possibilidade de reaproveitamento serão desmontados e suas peças separadas para que sejam vendidas de acordo com o material com que foram fabricadas.

Uma das principais dificuldades é a separação desses materiais, como a identificação dos metais e plásticos. Os resíduos são classificados de acordo com sua composição.

O Cedir está em funcionamento desde dezembro de 2009. Leia mais em “USP monta centro para receber lixo eletrônico da comunidade”.
Data: 02/02/2010
Fonte: AmbienteBrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha