Instituto Vital Brazil alerta para o aumento do número de acidentes com animais peçonhentos no verão
O verão é o período de ano com maior número de registros de ocorrências com animais peçonhentos. O alerta é do Instituto Vital Brazil, IVB. Escorpiões, aranhas e cobras são os mais comuns. Neste período, as serpentes costumam ter seus filhotes, o que faz crescer ainda mais o número de animais.

Somente na última semana de janeiro o IVB recebeu 96 cobras encaminhadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, Ibama, de Minas Gerais.

A reprodução acontece, geralmente, no final do inverno e os filhotes nascem no período de calor e umidade. Cada animal pode chegar a ter até 50 crias, segundo dados do IVB, como o caso da jararaçu, que tem até 16 vezes mais veneno que as outras serpentes.

Mesmo os filhotes apresentam grandes riscos, com veneno suficiente para causar problemas graves.

O Instituto destaca a importância de levar a pessoa que sofreu a picada para um centro médico até quatro horas depois da picada. Na hora, o local deve ser lavado com água e sabão.

O IVB disponibiliza uma lista dos pólos de atendimento que aplicam soro no caso de acidentes. O endereço é www.ivb.rj.gov.br.

Confira abaixo algumas informações sobre as reações causadas pelo veneno de alguns animais peçonhentos, divulgadas pelo Vital Brazil:

- Grupo das jararacas: dor, edema, possível hemorragia e necrose de tecido.

- Grupo das cascavéis: paralisia facial (ao redor dos olhos), visão turva, visão dobrada e possível lesão renal.

- Grupo das corais: paralisia respiratória.

- Grupo das surucucus: dor, edema, possível hemorragia e necrose de tecido.

- Escorpião: dependendo da espécie do escorpião, dor muito forte, sudorese, agitação, problemas respiratórios, febre e dor de cabeça.

- Aranha armadeira: dor imediata e muito intensa no local da picada, que pode se irradiar pelo membro atingido, o local da picada fica vermelho, com suor e inchado, e após algum tempo pode apresentar dormência. Aumento dos batimentos cardíacos, hipertensão arterial e agitação psicomotora. Os acidentes graves podem apresentar sudorese generalizada, salivação intensa, vômitos frequentes, diarréia, enrijecimento muscular, choque e edema agudo de pulmão.

- Viúva-negra: dores musculares muito intensas, náuseas, dor de cabeça e alterações cardiorrespiratórias.

- Aranha Marrom: o local da picada apresenta bolhas, inchaço, aumento de temperatura e lesões hemorrágicas, com ou sem dor. Outras alterações são febre alta nas primeiras 24 horas, dor de cabeça, coceira generalizada, dor muscular, náuseas, vômitos, visão turva, diarréia, sonolência, irritabilidade e, nos casos graves, a pessoa pode entrar em coma.

Data: 05/02/2010
Fonte: AmbienteBrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha