ONU: 20% da humanidade não tem água potável
Um em cada cinco habitantes do planeta não tem acesso à água potável. E não é porque não exista o suficiente para todos. O problema é mais reflexo da falta de administração dos recursos hídricos do que de escassez. As informações estão em relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em São Paulo, milhares de pessoas engrossam as estatísticas mundiais de falta de acesso à água tratada.

No Parque de Taipas, Zona Norte, o ''abastecimento'' das casas mais afastadas foi feito pelos próprios moradores. Um cilindro de concreto perto de uma nascente que brota no pé da Serra da Cantareira afunila a percurso da água, coletada por dezenas de mangueiras. Pelos tubos coloridos e disformes corre o líquido que 5 mil pessoas usam para tomar banho, cozinhar e até beber.

O reflexo são crianças e adultos constantemente doentes, com diarréia, febre e micoses. Segundo a ONU, anualmente, doenças como diarréia e impaludismo - essa última mais comum na África - matam 3,1 milhões de pessoas, 90% delas menores de 5 anos de idade.

Segundo a ONU, 97,5% da água do planeta está nos oceanos e sobram apenas 2,5% de água doce. Dessa parcela, a maior parte, 68,7%, está nos pólos glaciais e outros 30,1% no subsolo. Resumo: sobra apenas 0,4% da água doce na superfície e na atmosfera.

Para o coordenador do Programa Mundial de Avaliação dos Recursos Hídricos da ONU, Gordon Young, a quantidade é suficiente, se houver bom uso.

Na Zona Norte de São Paulo, a esperança surgiu no mês passado, numa reunião dos moradores com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Em caráter emergencial, a empresa promete instalar uma nova bomba em dois meses. Para solucionar o problema, está em fase de licitação o estudo de ''concepção e projeto executivo para o Parque Taipas e adjacências'', que deverá atender todos os moradores. A execução deve ser concluída em 2006, com previsão de obras para 2007.
Data: 13/03/2006
Fonte: Jornal O POVO



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha