EXCLUSIVO: Observatório da UnB registrou informações sobre tsunamis, depois do terremoto no Chile
O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, UNB, ajudou a prever os tsunamis no Japão e no Havaí. O nível do mar aumentou cerca de 30 centímetros no Japão. No Havaí, o efeito também foi sentido como um aumento no nível do mar.

As ondas tiveram pouco impacto, mas foram resultantes do terremoto que aconteceu no Chile, na madrugada de sábado, 27 de fevereiro, e alcançou 8,8 na escala Richter.

As informações do Observatório permitiram saber o horário e a intensidade das ondas. A UnB integra a Global Sismology Network, uma rede internacional de observatórios sismológicos que faz o mapeamento e estuda abalos sísmicos em todo o mundo.

“Com os dados coletados pela UnB, a rede é capaz de prever com precisão a hora e a amplitude com que a onda vai chegar”, explicou o professor do Departamento de Geociências da UnB, João Willy Rosa.

Os sensores do Observatório Sismológico estão localizados em dois poços que ficam no Parque Nacional de Brasília. Eles ampliam as vibrações do solo e transmitem os dados para um satélite. AS informações são enviadas para centros de processamento de dados em diversos lugares como Colorado, Havaí, Londres e Viena.
*Com informações da UnB.
Data: 02/03/2010
Fonte: AmbienteBrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha