Pesquisa do Ministério da Agricultura destaca potencial de crescimento da produção mato grossense
O Mato Grosso tem o maior potencial de expansão agrícola na próxima década, de acordo com um estudo realizado a pedido do Ministério da Agricultura. A previsão leva em consideração a ampliação da produtividade com a utilização de áreas de pastagens degradadas.

Segundo a pesquisa a produção de milho no estado deve crescer 94,3%, até 2020, e a de soja, 55,6%. Os cenários foram analisados pela Assessoria de Gestão Estratégica avaliando a participação no mercado mundial e dados regionais de 23 produtos agropecuários do Brasil.

A safra de milho chegou a 8,08 milhões de toneladas na colheita de 2008/2009 e para o ciclo de 2019/2020, esse número deve se aproximar dos 18 milhões de toneladas. A cultura da soja deve se ampliar de 17,9 milhões para cerca de 28 milhões.

Entre os motivos para esse crescimento, apontados pelo coordenador da pesquisa, José Garcia Gasques, estão a introdução de novas áreas e a introdução de soja em regiões de pastagens degradadas.

O estudo revelou ainda que a produção de soja do Paraná deve ganhar cerca de um milhão de hectares e no Rio Grande do Sul o cenário deve se manter estável, sem mudanças em relação aos anos anteriores.
Data: 08/03/2010
Fonte: AmbienteBrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha