Estudo revela que a alta concentração de fósforo nas águas está relacionada com ocupação urbana
Uma pesquisa realizada por Claudia Maria Gomes de Quevedo, em sua tese de mestrado, revelou que as altas concentrações de fósforo em bacias hidrográficas, como a do Tietê, em São Paulo, podem estar relacionadas com o nível de ocupação urbana.

Diversos fatores como liberação de efluentes pelas indústrias, lançamento de esgoto e utilização de fertilizantes em áreas rurais contribuem com o aumento desse nutriente e aceleram o processo de eutrofização das águas.

A pesquisadora avaliou as características do rio Tietê e as formas de uso e ocupação da bacia. Segundo o estudo, as concentrações de fósforo neste rio, na região metropolitana, são muito mais altas se comparados às regiões agrícolas.

Segundo Quevedo, “as concentrações de fósforo verificadas ao longo dos anos nas águas do Tietê são mais expressivas em áreas fortemente povoadas provavelmente devido ao esgoto doméstico, especialmente pelo uso de detergentes e saponáceos. Nas regiões menos urbanizadas da bacia e com intensa atividade agrícola, a concentração do nutriente nas águas diminui notoriamente”.

O trabalho foi orientado pelo professor Wanderley da Silva Paganini, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo, USP.
Data: 09/03/2010
Fonte: AmbienteBrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha