Pesquisador avalia espécie de madeira plantada para reduzir exploração da Floresta Amazônica
Um estudo, desenvolvido por um pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, propõe a utilização do paricá, espécie nativa da Floresta Amazônica, para a redução da exploração da Floresta Amazônica.

O estudo comprova o potencial da madeira laminada colada e pode reduzir a pressão sobre a Floresta. As árvores apresentam de 20 a 30 metros de altura e, aos 15 anos, atinge cerca de 55 centímetros de diâmetro à altura do peito, DAP.
Nas regiões Norte e Centro-Norte, a espécie está sendo utilizada em florestas plantadas, desde a década de 90, sendo utilizada para produção de laminados, compensados, aglomerados e painéis.

O paricá pode ser utilizado também como matéria-prima para o laminado colado, conforme a pesquisa. Tábuas de madeira podem ser unidas longitudinalmente e coladas umas sobre as outras. As peças apresentam maior resistência.

Foram analisados 25 metros cúbicos de paricá que foram doados à UFSC por produtores paraenses. As análises incluíram a caracterização anatômica, física e mecânica da madeira.

Nesta sexta-feira, 19, o pesquisador Rodrigo Figueiredo Terezo apresenta a pesquisa que será defendida em sua tese de doutorado. “Conhecer melhor as propriedades da madeira de paricá de florestas plantadas e sua aptidão para novos produtos da construção civil é uma necessidade. Sendo possível a sua transformação num bem durável, ganha o meio ambiente e a economia regional”, destacou o pesquisador.
*Com informações da UFSC.
Data: 19/03/2010
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha