Conferência da ONU debaterá acesso à terra e água
As políticas de acesso à terra e à água serão o tema principal da conferência convocada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), que a partir de segunda-feira reunirá representantes de 80 países em Porto Alegre e cujo objetivo será definir um plano de ação para o futuro.

Vinte e sete anos depois da primeira Conferência Mundial sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural (CMRADR), os países integrantes da ONU pretendem retomar este debate no contexto mais amplo da luta contra a fome e a pobreza.

A conferência, convocada pela FAO e pelo Governo brasileiro, será aberta na segunda-feira pelo vice-presidente José Alencar, mas os debates de fundo começarão somente na terça-feira.

As sessões devem contar com a participação do diretor-geral da FAO, Jacques Diouf; do presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Lennart Bage, e do diretor-executivo do Programa Mundial de Alimentos, James Morris, além de representantes de 80 países.

O objetivo é rever as políticas atuais, propor medidas imediatas e buscar alianças e modelos de desenvolvimento que ajudem a reduzir a pobreza e a fome no campo.

Os avanços nesta área ajudariam a conquistar os objetivos de desenvolvimento fixados por todos os países integrantes da ONU para 2015, entre eles o de reduzir pela metade o número de pessoas que vivem na extrema pobreza e das que passam fome.

Segundo cálculos das Nações Unidas, aproximadamente 900 milhões de pessoas - três quartos da população mundial pobre - vivem em áreas rurais e dependem do acesso à terra e a outros recursos naturais para sua subsistência.

A conferência deve ter como resultado a criação de uma plataforma permanente de diálogo sobre reforma agrária, desenvolvimento e pobreza rural, apoiada por um painel de observadores internacionais que vigiará os avanços do plano de ação.
Data: 13/03/2006
Fonte: Folha OnLine



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha