Dia Mundial da Água é comemorado com diversas atividades em todo o Brasil
Nesta segunda-feira, 22, o mundo todo celebra o Dia Mundial da Água. A comemoração teve início em 1993, por sugestão da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, ONU. Nesta data, no ano anterior, a ONU divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, com uma série de medidas e sugestões com objetivo de despertar a consciência ecológica da população e do poder público para a questão da água.

Em 2010, o tema escolhido para a comemoração é “Água Limpa para um Mundo Saudável”. Em todo o Brasil, estão previstas diversas atividades.

A Agência Nacional de Águas, ANA, lança em Brasília, a partir das 17h30, uma exposição de quarenta e oito fotos das doze regiões hidrográficas brasileiras, no Salão Branco do Congresso Nacional. As fotos fazem parte da publicação “ANA: Ano 10”, com imagens de Ricardo Zig Koch Cavalcanti, Rui Faquini e Bento Viana. A exposição segue até o dia 29, das 9h às 17h.

No Paraná, a ANA, em parceria com o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, Lactec, e a Fundação Roberto Marinho, promove uma série de debates, a partir das 8h30. Na ocasião serão assinados termos de cooperação como a Área de Proteção Ambiental Recarga do Aqüífero Guarani e o Termo de Cooperação Técnica de Nascentes Protegidas. Serão lançados ainda os Relatórios de Qualidade das Águas dos rios da Região Metropolitana de Curitiba e dos Reservatórios do Paraná.

Para encerrar as atividades, os participantes assistirão ao espetáculo “A lenda das Cataratas do Iguaçu” do Ballet Teatro Guaíra, a partir das 20 h, no Teatro Fernanda Montenegro, que fica na Rua Cel. Dulcídio, 517, no Shopping Novo Batel.

Durante toda a semana o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Inpa, realizará atividades comemorativas. A primeira delas será o “Curso de Gestão de Recursos Hídricos – Bacia do Tarumã-açu”, que tem início na segunda-feira e encerra no dia 22. Será realizado um estudo de caso abordando a qualidade da água dos igarapés da bacia, as alterações da cobertura vegetal, avaliação dos resíduos sólidos, qualidade das águas subterrâneas e insetos aquáticos.

Durante o evento será elaborado um documento sobre a situação do local, que será entregue ao poder público.
Data: 22/03/2010
Fonte: AmbienteBrasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha