Tecnologia permite a verificação do controle de qualidade de etanol
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Química, IQ, da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, apresentou três novas metodologias para controle de qualidade do etanol combustível.

Com a técnica de cromatografia de íons, o pesquisador Jailson Cardoso Dias desenvolveu seu estudo de doutorado pelo IQ. Uma das técnicas foi criada para a determinação de compostos aniônicos e as outras para íons metálicos, incluindo metais pesados e de transição, de acordo com o Dias.

Foram realizados diferentes procedimentos de otimização, tanto da parte de separação cromatográfica quanto do tratamento dos dados. Em cerca de 30 minutos é possível determinar se há presença desses materiais no produto analisado. Pela primeira vez foi considerada a presença de ferro no bioetanol.

A resolução ANP nº 36, de 2005, estabelece normas relacionadas aos parâmetros de qualidade do etanol no país. De acordo com o pesquisador, as novas metodologias contemplam um maior número de contaminantes, o que significa um avanço, em relação às substâncias que são especificadas na resolução atual.

A contaminação dos combustíveis pode ocorrer desde o período da produção, até a estocagem. Dias avalia a importância de um rigoroso processo de controle de qualidade. “Esse controle, principalmente para a exportação, deve ser mais rigoroso com essa matriz energética”, disse.

O trabalho foi desenvolvido em colaboração com o Centro Australiano de Pesquisa em Ciência da Separação, Australian Centre for Research on Separation Science – Across, que fica na Escola de Química da Universidade da Tasmânia, na Austrália.
*Com informações da Unicamp.
Data: 12/04/2010
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha