Universidade baiana participa de projeto ambiental que beneficia municípios do interior do estado
O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Habitação Popular, Thaba, da Universidade do Estado da Bahia faz parte da equipe que integra o Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento, PEAMSS.

Ao todo 13 municípios do interior do estado estão sendo beneficiados e recebendo capacitação sobre questões socioambientais, por meio de cursos, seminários, oficinas e outras atividades, de acordo com a assessoria de comunicação.

Durante todo o mês foram realizados seminários nos municípios envolvidos. No dia 14, as comunidades locais deram início a construção de mapas que vão representar as características ambientais da região. As informações vão servir de base para o planejamento das ações do projeto.

No mês de maio as atividades pedagógicas começam, as aulas devem abordar temas como saneamento, tecnologias sustentáveis e legislação. Outro módulo prevê a orientação para elaboração de jornais, programas de rádio e exposições fotográficas.
Em dezembro, ao final do projeto, os resultados serão divulgados e apresentadas sugestões aos municípios participantes.

O coordenador do Thaba, Rubens Barros, espera que a mobilização tenha reflexo na gestão participativa do saneamento.
“Principalmente porque os municípios brasileiros, de acordo com lei federal (11.445/07), devem apresentar a partir de 2011 um plano municipal de saneamento básico para a obtenção de financiamentos públicos”, disse.

Participam do projeto os municípios de: Rafael Jambeiro, Cícero Dantas, Formosa do Rio Preto, Teofilândia, Seabra, Morro do Chapéu, Coronel João Sá, Uauá, Palmas de Monte Alto, Iramaia, Camamu, Encruzilhada e Ibirapuã. Em 2011 novos municípios devem integrar o projeto.
*Com informações do Thaba/UNEB.

Data: 26/04/2010
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha