Pesquisador da USP desenvolve sistema ambientalmente correto para destilar água em laboratórios
Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Esalq, da Universidade de São Paulo, USP, desenvolveram um sistema capaz de destilar a água laboratorial com baixo impacto ambiental.

Para que se obtenha um litro de água pura os destiladores convencionais chegam a consumir até 48 litros de água. O projeto foi coordenado pelo professor do departamento de Ciências Exatas da Esalq, Marcos Yassuo Kamogawa.

O pesquisador partiu de estudos com radiação solar e ultravioleta para promover a purificação necessária e exigida para as análises químicas. “O produto tem como principal função produzir água de alta pureza empregando como fonte de aquecimento a radiação solar, que produz a vaporização da água sendo posteriormente condensada em um sistema resfriado a gás”, explicou Kamogawa.

O sistema apresenta baixo custo de produção e baixo impacto ambiental. A produção de um metro cúbico de água destilada, em um sistema convencional, custa aproximadamente R$ 280,00, incluindo a água e a energia elétrica. O sistema proposto pelo professor da Esalq reduz este custo em até 20 vezes.

Foram utilizadas peças de um aquecedor solar doméstico para a construção do protótipo. No reservatório de água quente foi inserido um anteparo de resfriamento para a captura da água condensada e destilada para utilização no laboratório de Análises Químicas e Biológicas para uso na Agricultura.

O processo não exige a utilização de energia elétrica, o que permite além da economia de energia, a economia de água, uma vez que toda a água colocada no reservatório pode ser aproveitada.
*Com informações da USP.
Data: 05/05/2010
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha