Universidade catarinense terá Instituto para pesquisas de petróleo, gás e energia
Até março do próximo ano a Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, deve inaugurar o Instituto do Petróleo, Gás e Energia, INPetro, no Sapiens Parque, no Norte da Ilha de Florianópolis.

O projeto foi apresentado no final de 2009 firmando uma parceria entre a UFSC e a Petrobras. O local servirá como centro de pesquisa e desenvolvimento de projetos e formação de recursos humanos.

Serão criadas oportunidades na região, para que empresas de base tecnológica se instalem com objetivo de explorar as aplicações de desenvolvimento.

O coordenador de implantação do INPetro, professor Armando Albertazzi Gonçalves, destacou que o instituto vai permitir a ampliação da quantidade, da qualidade e da abrangência das pesquisas que se faz na UFSC. A demanda cresce naturalmente e os pesquisadores estarão prontos para atender essas necessidades.

O trabalho em equipe será, também, um dos destaques do Instituto, que vai desenvolver uma cultura de trabalho multidisciplinar. “Ele funcionará como um ponto de convergência, aproximando vários grupos que atuam em áreas distintas que se complementam, permitindo que projetos de maior amplitude e impacto possam ser desenvolvidos”, explicou Gonçalves.

A implantação será feita em conjunto por sete grupos dos departamentos de Engenharia Mecânica, Automação e Sistemas e Química da Universidade. “Soluções muito mais ricas, e de maior impacto, podem ser encontradas se grupos com formações e culturas diferentes trabalharem de forma coordenada e integrada”, disse.

Data: 07/05/2010
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha