Brasil tem muita água, mas não cuida
Dono da maior concentração de água doce do mundo, o Brasil vai ter resultados positivos para apresentar nesse Quarto Fórum Mundial de Água, que acontece no México, entre 16 e 22 de março. O País avançou desde a última edição do evento, em 2003, no Japão, especialmente no que diz respeito à gestão dos recursos hídricos.

No entanto, as conquistas recentes podem ser ofuscadas pelo gigantismo de nossos problemas. Ainda é longo e barrento o trajeto no sentido de evitar o desperdício, aumentar o acesso à água limpa e reduzir a poluição dela.

Especialistas no Brasil dizem ser um erro acreditar que a questão da água representa um problema apenas de outros países. Apesar de ter 12% das reservas mundiais de água doce, a maior parte dos recursos está no Norte, região com a menor concentração populacional do País. No Nordeste, há escassez e pobreza. No Centro-Oeste, há um enorme desperdício com a agricultura (a irrigação consome 69% da água gasta no País e mais da metade disso é simplesmente perdida com práticas ineficientes).

Por fim, no Sul e no Sudeste a poluição é tamanha que em alguns dias as companhias responsáveis simplesmente desistem de tratar água tão suja e a jogam fora.

“É preciso ir cada vez mais longe para buscar água limpa e isso custa muito caro, assim como recuperar a qualidade dela “, diz o diretor da Agência Nacional da Águas (ANA), Benedito Braga. “O maior vilão da poluição hoje são os municípios, que não tratam os esgotos”, acrescenta.

Segundo o IBGE, 80% dos esgotos são lançados direto nas águas sem qualquer tratamento. Ao longo de apenas quatro anos a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) teve de elevar em 40% o volume de produtos químicos usados no tratamento da água, contra uma alta de 8% na produção.

Como se não bastassem os problemas, o Brasil viveu um grande retrocesso desde o último fórum ao aumentar o número de termelétricas, em vez de investir nas hidrelétricas, que geram energia mais barata e limpa.
Data: 20/03/2006
Fonte: Folha OnLine



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha