Acordo entre universidades canadenses e paulistas vai aprimorar experimentos em áreas contaminadas
Universidades de São Paulo e do Canadá se uniram à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Cetesb, em um convênio para a realização de experimentos em áreas contaminadas. Os estudos serão relacionados à hidrologia, qualidade de águas subterrâneas e do solo.

Participam, além da Companhia, a Universidade de São Paulo, USP, a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp, Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, ABAS. As universidades canadenses Waterloo e Guelph também participam do convênio.

O objetivo da parceria é desenvolver pesquisas para remediação de áreas contaminadas por produtos químicos. As universidades canadenses, com sede em Ontário, são reconhecidas internacionalmente pelas pesquisas na área de geologia, hidrologia e hidrogeoquímica.

Há dez anos a agência ambiental paulista desenvolve um trabalho de capacitação por meio de uma cooperação técnica com o governo da Alemanha. Os experimentos realizados com em parceria com o Canadá vão reforçar os trabalhos dos técnicos.

“O acordo permite maior geração de conhecimento numa área carente de produção científica e uma oportunidade única de reunir órgãos públicos, governos regionais e a área acadêmica para induzir políticas públicas na área de remediação de sítios contaminados”, na avaliação do presidente da Cetesb, Fernando Rei.
*Com informações da Cetesb.
Data: 16/06/2010
Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha